ÁREA DE PROJETOS

Apresentando para você alguns projetos que me orgulho de criar e participar

Projeto - VEREADOR POR UM DIA

Objetivo:

1. Interagir com alunos de escolas públicas e particulares para discutir a participação do cidadão na política. 

NÚMERO DE PESSOAS:
40 no máximo 

DURAÇÃO:
1ª. PARTE 20 a 30 MINUTOS
2ª. PARTE 25 A 40 MINUTOS 

FORMA
2. O Projeto tem duas partes.

2.1 PRIMEIRA PARTE 

Dinâmica da Ilha
A Dinâmica da Ilha se dá através de um exercício em sala de aula onde todos os alunos participam como atores. É colocada uma situação virtual de naufrágio onde todos irão habitar uma ilha, assim, todos devem CONVIVER de forma harmoniosa nesta ilha, produzindo seus bens, e convivendo da melhor forma possível.
Nesta dinâmica os alunos discutem várias questões para formação da vida em comum, que sistema de governo adotar, como decidir as questões polêmicas, por exemplo: a pena de morte, questões de relacionamento, trabalho, e dentre elas a política, como se representarão nesta ilha.
Terminado o exercício o monitor explica que todos simplesmente criaram uma sociedade com suas regras, seus direitos e deveres, comum a todos como é na sociedade em que vivemos. Após o “retorno” da ilha o monitor então explica que em nossa sociedade existem já regras postas uma delas a da representação política, e no caso especifico do Projeto, a câmara municipal de vereadores de seu município. Para finalizar a primeira parte do Projeto, os alunos escolhem entre si nove representantes que serão os vereadores por um dia.

2.2 SEGUNDA PARTE
Visita a Câmara Municipal e Sessão Simulada
Logo após a dinâmica da ilha e escolha dos representantes, todos os alunos se dirigem a câmara municipal (em dia e horário que não haja sessão ordinária ou extraordinária), da cidade e visitam suas dependências acompanhadas do monitor.
O monitor explica resumidamente o funcionamento de cada setor da Câmara, como são encaminhados os projetos de lei, qual o papel do vereador na sociedade dentre outros assuntos.
Após a visita passa-se a sessão simulada.
Os alunos escolhidos como representantes da sala fazem então o papel de “vereador por um dia”.
Cada um senta nas cadeiras de cada vereador, é necessário que os vereadores entre si combinem previamente quem será a mesa diretora (presidente, vice-presidente, 1º. Secretário e 2º. Secretário). O monitor fica próximo a todos os alunos/vereadores, repassando e fazendo junto toda a ritualística de uma sessão, abertura, fechamento, ordem do dia, espaço para que todos usem a tribuna, em resumo, tudo o que acontece numa sessão de uma câmara municipal.
Ao final os alunos podem fazer questionamentos aos vereadores que estiverem presentes e após podem tirar fotos para recordação.
Este é o Projeto Vereador por Um dia, que tem o objetivo de trazer de forma simples e prática um pouco da política formal de uma câmara municipal e também discutir o surgimento, regramento, direitos e deveres de um cidadão na sociedade. 

AUTOR DO PROJETO:
João Henrique Ernesto de Andrade
Advogado OAB-PR. 34.183

SIGA-ME NAS MÍDIAS SOCIAIS